terça-feira, 6 de maio de 2014


 "li com atenção e espírito crítico o seu Jardim Simultâneo e posso lhe dizer, com a sinceridade de sempre, que o achei mais realizado do que os seus anteriores. Nele você continua a destilar um sarcasmo e uma visão pessimista da vida, mas em termos muito pessoais, temperados com uma sutil ironia (ou auto-comiseração) que atenua, de certa forma, a negatividade dos conceitos. Não posso deixar de dizer que ainda acho a sua poesia muito auto-centrada, introspectiva, com tendência a resumir o fazer poético à análise do eu-poético. Tenho certeza que sua visão de mundo irá expandir-se, não que você se torne um poeta de registro social (o que seria deplorável), mas que sua visão comece a englobar o de-fora e o mais-além em conjuntura ou superposição ao este-sou-eu-e-por isso-me-critico. Fiquei feliz por ver que você abandonou a feitura de poemas meramente lexicais. embora ainda tenha havido umas reincidências como no caso de Botânica e variações da flor e em Alcunhas. Também que tenha colocado em plano inferior um certo hermetismo que virou a razão de ser dos poetinhas mais novos. Você já domina um instrumento; está falando (tocando, poetando) para um público adulto, que conhece poesia. O poema Breve e longínquo é um bom exemplo disto".

por Ivo Barroso


Nenhum comentário:

Postar um comentário